Floricultura, Agropecuária, Vasos e Plantas

Venha conhecer o mais novo empreendimento em Viamão, onde você irá encontrar Vasos, fonte, plantas, mudas, estátuas.



Localizada Estrada Gentil Machado de Godoy n°6521 em frente ao Condado de Castella, funcionando de segunda a segunda.



Venha nos conhecer ou faça seu pedido por

Fone: 3492.4930

itapuanatureza@hotmail.com

itapuanatureza@gmail.com

MSN :itapuanatureza@hotmail.com

Facebook Itapuã Natureza

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Rafias




Cuidados

É muito comum este questionamento sobre as pontas da ráfia ficarem queimadas.

As plantas em geral têm raízes grossas e finas. Estas últimas são as responsáveis pela absorção da água.
Há três situações que mais ocorrem e que são prejudiciais às plantas e principalmente à ráfia, quais sejam: 1) quando se aduba em excesso; 2) quando o solo fica encharcado por muito tempo; e 3) quando falta água. Nessas situações, as raízes finas são as primeiras a ficarem prejudicadas. Em consequência, as pontas ficam queimadas e não voltam ao normal. Apenas as folhas novas é que poderiam manter o aspecto saudável, desde que tomados os cuidados necessários daí para frente.

Na maioria dos casos que tenho acompanhado, a causa é quase sempre o excesso de água e falta de ventilação. Mata-se muito mais plantas por excesso de água do que pela falta, considerando que o excesso também propicia condições para o aparecimento de outras doenças.

A ráfia não precisa de muita água e não tolera o solo encharcado por muito tempo. Procure regar somente quando o solo estiver ligeiramente seco. Caso esteja em local interno, as regas ficam mais espaçadas ainda. Eu tenho um vaso no escritório que recebe água apenas uma vez a cada 15 dias e no inverno uma vez por mês. Quando for adubá-la, use uma quantidade menor da indicada pelo fabricante e regue bastante, mas evite adubá-la no inverno, período em que a absorção dos nutrientes fica muito abaixo do normal.

Essa planta perde pouca água pelas folhas e tem o crescimento lento, o que explica sua pouca necessidade de água. As plantas que perdem mais água geralmente são aquelas em que as folhas são mais opacas (sem brilho) e mais tenras. Isso tudo não são regras, mas servem para nos orientar um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário